Como empoderar seus funcionários

Um artigo publicado na revista Forbes, assinado pela Aileron, uma empresa dedicada ao gerenciamento profissional de alta performance (com a revista alertando que as contribuições de parceiros como a Aileron são de sua responsabilidade), apresenta uma ideia inovadora: empoderar seus funcionários através de uma gestão aberta.

Não é exatamente mostrar a todos os colaboradores de uma empresa todos os segredos da companhia, embora o artigo recomende, exatamente, a maior transparência possível.

Pensando como empresários

Um dos maiores obstáculos em qualquer empresa é o desconhecimento do salário real. O funcionário sabe qual é o dinheiro que leva para casa. Mas ele sabe qual é o valor real que a empresa paga a seu funcionário, contando com todos os impostos necessários? Ele sabe quanto uma empresa tem de faturar para conseguir pagar seu salário e mesmo assim tirar lucro?

Os leitores da Forbes sabem isso perfeitamente, mas nuitos trabalhadores não sabem, principalmente em atividades de baixa renda, com menor educação qualificada. Será difícil passar para eles essa mensagem? Talvez, mas por que motivo nunca se vê nenhum empresário pelo menos tentando fazer sua parte?

Esse ponto é apenas um exemplo de tudo o que os empregados não sabem sobre o funcionamento financeiro de uma empresa: de onde está vindo o dinheiro, para onde está indo, o que é necessário fazer para o futuro, etc.

Reunir a equipe em eventos corporativos

Seminários de oito horas serão necessários, de forma regular, para passar aos funcionários o que está se passando. E-mails regulares podem ser uma ajuda, mas o contato direto é preferível – quase como se fosse uma assembleia democrática.

A importância do engajamento

Mostrar ao funcionário a importância dele na empresa, junto com uma cultura de transparência, deverá ter o efeito de engajar o funcionário. Entendendo qual é sua posição na cadeia de valor, ele sentirá que não é só mais uma peça no conjunto da engrenagem. Ele poderá se responsabilizar por seu próprio desempenho e por sua equipe.