Porto Alegre: destino turístico de eventos corporativos

Porto Alegre é não só a capital do Rio Grande do Sul mas uma das grandes cidades internacionais do chamado Cone Sul. Ela é, também, um destino cada vez mais atrativo para eventos corporativos. O Fórum Social Mundial, ainda que fosse um evento político e não exatamente corporativo, mostrou a capacidade da capital gaúcha neste campo. Ele se realizou aqui em suas três primeiras edições (entre 2001 e 2003), em 2005 e de novo em 2012.

Confira alguns dos pontos de interesse turístico mais relevantes em Porto Alegre.

Centro Histórico

Esse é o local ideal para você sentir a alma de Porto Alegre, com seu ar europeu mas com um charme bem singular e único. Aqui se encontram a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul e a Usina do Gasômetro. Mas vale só mesmo pelo passeio nas ruas em meio à Praça da Alfândega e à Praça XV de Novembro.

Mercado Público

Em poucos lugares se consegue uma integração tão perfeita entre a história e a modernidade como esse. O Mercado Público foi inaugurado em 1869. Você olha e ele parece claramente uma relíquia histórica em meio aos diversos prédios modernos que o rodeiam. Mas ele segue como um dos principais locais de compras da cidade. Mesmo que não queira experimentar os produtos locais, você pode tentar os restaurantes, com ofertas variadas, da comida portuguesa à japonesa.

Museu Iberê Camargo

O edifício acolhe as principais obras do famoso artista plástico gaúcho, mas a visita vale também pelo próprio espaço. Projetado pelo renomado arquiteto português Álvaro Siza, o prédio é uma obra de arte em si mesmo.

Feira do Brique

O domingo pede um passeio pelo Parque Farroupilha, que os porto-alegrenses chamam também de Parque da Redenção. As antiguidades e o artesanato se espalham ao longo dos corredores do parque.