Enquanto centro de eventos corporativos, São Paulo dispensa qualquer apresentação. A maior metrópole do hemisfério sul, do hemisfério ocidental, e maior cidade de língua portuguesa, foi indicada como cidade global Alfa em uma famosa classificação do renomado ” Globalization and World Cities Research Network”, que estuda o fenômeno das grandes cidades. Todo o mundo sonha estar em Sampa, vender em Sampa ou simplesmente levar seu negócio para lá. E os eventos que o famoso Anhem recebe são tão diversificados que no passado já recebeu o Indycar, hoje pode receber o carnaval e amanhã pode ser um cassino resort (dizem que tem empresários de Las Vegas bolando esse negócio).
Além de centro corporativo, é também um interessantíssimo centro turístico – mesmo sem os encantos naturais de sua “rival”, o Rio de Janeiro. Confira os pontos de interesse turístico mais importantes da Terra da Garoa.
Avenida Paulista
New York tem a 5th Avenue e São Paulo tem a Avenida Paulista. Simples assim. O agito paulistano se pode sentir em toda plenitude em sua mais famosa avenida.
Parque do Ibirapuera
Apetece dizer: New York tem o Central Park e São Paulo tem o Ibirapuera. Mas seria incorreto. O Ibirapuera é bem melhor! Confira a lista de pontos de interesse que tem lá dentro:
- Planetário
- Museu de Arte Contemporânea (MAC)
- Auditório do Ibirapuera
- Pavilhão de Culturas Brasileiras
- Museu de Arte Moderna (MAM)
- Fundação Bienal
- Museu Afro Brasil
- Monumento de Pedro Álvares Cabral
- Monumento as Bandeiras
- Obelisco
E claro, depois tem o lago, as bikes para alugar, etc. Sim, muito superior ao parque nova-iorquino.
MASP
Mas a Avenida Paulista não ia perder tudo para o Ibirapuera! O Museu de Arte Moderna de São Paulo está por lá.
Bairro da Liberdade
Esse é o coração “asiático” e “oriental” da cidade. O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil se encontra na Rua São Joaquim.